Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto deve ser inédito e não ter sido submetido, paralelamente, para qualquer outra publicação;
  • O texto deve apresentar originalidade na sua composição, sendo rejeitada formas de condutas classificadas como plágio e autoplágio acima de 30% de texto de mesma autoria, assim como descrito em política de pré-publicação;
  • Todos os autores devem estar de acordo com a política de autoria da Reciis;
  • Deve haver uma justificativa no campo “comentários ao editor” caso haja mais de cinco autores no artigo;
  • Todos os autores devem ser responsáveis pela aprovação da versão final a ser publicada e responderão por todos os aspectos legais e científicos relacionados à exatidão ou à integridade do estudo;
  • Todos os autores devem ter seus metadados preenchidos corretamente no ato de submissão;
  • A folha de rosto deve estar preenchida corretamente e anexada ao sistema;
  • As referências devem segur as normas da ABNT;
  • O manuscrito deve estar em formato aberto e sem identificação tanto no texto quanto nas propriedades do arquivo. (No Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento seguindo a sequência: Arquivo > Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar).

Diretrizes para Autores

  1. Verifique se o manuscrito atende aos critérios de política de pré-publicação.
  2. Verifique se o manuscrito a ser submetido atende as temáticas de interesse da Reciis.
  3. Verifique se o manuscrito atende os critérios da seção pretendida na Reciis.
  4. Verifique as políticas editoriais.
  5. Verifique se a folha de rosto cumpre as orientações requeridas.
  6. Verifique se a preparação do manuscrito segue as instruções estabelecidas.
  7. Verifique se os metadados de todos os autores foram incluídos corretamente no sistema.
  8. Verifique a seção “Autoavaliação do conteúdo” para conferir se o manuscrito foi devidamente preparado para submissão.

Atualizado em 11/02/2020

Artigos originais

São contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa original, com os seguintes elementos: objeto, objetivo, problema, fundamentação teórico-metodológica e resultados claramente descritos. Entre 40 e 60 mil caracteres com espaços.

Ensaios

São contribuições de caráter analítico ou propositivo com constructos teóricos levando ao questionamento de modelos existentes e possibilitando hipóteses para pesquisas futuras. Entre 40 e 60 mil caracteres com espaços.

Artigos de revisão

São contribuições destinadas a divulgar o estado da arte de temas específicos com base na revisão bibliográfica crítica de outras publicações. Entre 40 e 60 mil caracteres com espaços.

Relatos de experiência

São contribuições que descrevem uma situação da prática de profissionais ou instituições. Entre 30 e 50 mil caracteres com espaços.

Resenhas de livros e produções audiovisuais

São contribuições que apresentam análise crítica de livros ou produções audiovisuais. Entre 15 e 25 mil caracteres com espaços.