Diabetes Food Control – Um aplicativo móvel para avaliação do consumo alimentar de pacientes diabéticos
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.1000Palavras-chave:
Diabetes mellitus tipo 2, Avaliação nutricional, Consumo de alimentos, Aplicativos móveis, Desenvolvimento de aplicativoResumo
O Diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica de elevada prevalência. O cumprimento de uma dieta alimentar adequada, o conhecimento do perfil nutricional e a adesão ao tratamento de diabéticos tornam-se relevantes para melhorar a qualidade de vida e reduzir os custos com a saúde. Este artigo tem como objetivo apresentar o aplicativo Diabetes Food Control, desenvolvido para avaliar os marcadores do consumo alimentar dos diabéticos, baseado em um questionário validado. Foram utilizados, no seu desenvolvimento, Application Programming Interfaces (APIs) do Apache Cordova e as linguagens HTML5, CSS e JavaScript para dispositivos portáteis da plataforma Android. O aplicativo foi avaliado por especialistas da área da nutrição com um questionário adaptado do Modelo de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance Model -TAM) e com a técnica thinking aloud. Os resultados identificaram uma aceitação satisfatória do aplicativo, principalmente quanto à sua utilização, por permitir maior praticidade, facilidade e agilidade na realização da coleta de dados, frente aos métodos tradicionais em papel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.