Quando não bastava dar a notícia

Autores

  • Pedro Aguiar Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.1022

Palavras-chave:

Jorge Ricardo Masetti, Revolução Cubana, Luta armada, Agências de notícias, Imprensa latino-americana, América Latina

Resumo

O documentário narra a trajetória do jornalista argentino Jorge Ricardo Masetti, que foi um dos primeiros a entrevistar Fidel Castro e Che Guevara na guerrilha da Sierra Maestra, em 1958, e depois se tornou, ele mesmo, um revolucionário. Com eles, fundou da agência de notícias Prensa Latina, planejada para informar o continente e os países do Terceiro Mundo por uma perspectiva pós-colonial, contra o viés das grandes agências globais. Participou também da resistência à invasão da Baía dos Porcos, em 1961, e depois partiu de Cuba para lutar na guerra de independência da Argélia, em 1963, e montar um foco guerrilheiro na selva de Salta, na Argentina, onde desapareceu no ano seguinte. O filme traz depoimentos de jornalistas, ex-combatentes, amigos e outros personagens que conviveram com Masetti, e propõe uma reflexão sobre o papel da informação contra-hegemônica e da luta na comunicação internacional. 

Downloads

Publicado

08-10-2015

Como Citar

Aguiar, P. (2015). Quando não bastava dar a notícia. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.1022

Edição

Seção

Resenhas de livros e produções audiovisuais