A autocrítica necessária: notas sobre os desafios do controle social na saúde

Autores

  • Francini Lube Guizardi Fundação Oswaldo Cruz, Escola Fiocruz de Governo - Fiocruz Brasília, Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes).

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.1028

Palavras-chave:

Controles informais da sociedade, Controles formais da sociedade, Políticas de controle social, Sistema Único de Saúde, Conferências de saúde, Política de saúde

Resumo

No ano de realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, esta nota busca analisar alguns dos desafios atuais relacionados à construção da participação social no Sistema Único de Saúde. Como ponto de partida é apresentado um conjunto de problemas que permanecem não superados, indicados com significativa convergência pela produção acadêmica da área. Abordam-se, em seguida, a fragilidade da democracia em nossa história republicana e a conjuntura política atual, que evidenciam a permanência de uma cultura política autoritária, que legitima e naturaliza desigualdades, injustiças e opressão social. Por fim, discutese que o potencial democrático dos conselhos e das conferências precisa ser reposicionado, não mais na conformação, fechada, destes dispositivos, mas nas articulações e ressonâncias que são capazes de engendrar, como dispositivos de amplificação e socialização de debates relevantes.

Biografia do Autor

Francini Lube Guizardi, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Fiocruz de Governo - Fiocruz Brasília, Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes).

Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, atua no Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (Lemtes), da Escola Fiocruz de Governo - Fiocruz Brasília. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Democratização e Sociabilidades em Saúde (grupo de pesquisa - CNPq), e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde- LAPPIS-IMS-UERJ (grupo de pesquisa - CNPq).

Downloads

Publicado

08-10-2015

Como Citar

Guizardi, F. L. (2015). A autocrítica necessária: notas sobre os desafios do controle social na saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.1028

Edição

Seção

Notas de conjuntura