Existe ligação entre Segurança do Paciente e as áreas de Informação e Comunicação?
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.1057Palavras-chave:
Informação em Saúde, Comunicação em Saúde, Conhecimento Científico, Saúde Pública, Segurança do pacienteResumo
Segundo o dicionário, a comunicação pode assumir diferentes significados. Comunicação social é o processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido na sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda, etc. A comunicação pode ser entendida como a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vistas ao bom entendimento entre pessoas. Ou ainda, pode ser o ato ou efeito de comunicar-se, sendo o significado de comunicar: pôr em contato ou relação; estabelecer comunicação entre; ligar, unir. Já a informação, pode ser entendida como os dados acerca de alguém ou de algo. Ou ainda, o ato ou efeito de informar-se; informe. Entende-se por informar: dar notícia ou informação a; avisar, cientificar. Também pode assumir um significado próximo ao da comunicação, sendo informar o mesmo que comunicar, participar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.