XIMEHR - Modelo de interface extensível para sistemas de registro eletrônico de saúde baseados na ISO 13606
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1070Palavras-chave:
Ciência da informação, Gestão da informação em saúde, Informática em saúde, Registros eletrônicos de saúde, Interface usuário-computador.Resumo
O objetivo do estudo que deu origem a este artigo é propor um modelo de interface extensível (XIMEHR) para sistemas de registro eletrônico de saúde, baseados nos padrões da norma ISO 13606. A partir do conceito de Design Science, o estudo é uma resposta ao desafio à participação de usuários finais no desenvolvimento de sistemas de informação em saúde. Interfaces para prontuários eletrônicos do paciente são geradas através de um protótipo de sistema que estrutura, organiza e gerencia os conceitos clínicos. O protótipo desenvolvido foi avaliado e sua funcionalidade atendeu aos propósitos para os quais foi elaborado. Ao mesmo tempo que preserva e estrutura as informações, o modelo proposto proporcionou flexibilidade, reutilização de conceitos e permitiu a padronização do documento. Acreditamos que o produto desse estudo contribuirá para aprimorar a qualidade dos dados clínicos registrados e poderá favorecer a troca de informações entre sistemas eletrônicos utilizados na prestação de cuidado à saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.