Comparação da experiência de cárie em moradores de dois municípios brasileiros com e sem a fluoretação das águas de abastecimento público

Autores

  • Maria Paula Rando-Meireles Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, Brasil.
  • Fabricio Narciso Olivati Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, Brasil.
  • Decio Henrique Franco Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0243-5000
  • Telmo Bittar Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, Brasil.
  • Tais Cristina Nascimento Marques Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, Brasil.
  • Maria da Luz Rosario de Sousa Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1089

Palavras-chave:

cárie dentária, fluoretação, epidemiologia, políticas públicas de saúde, saúde coletiva, avaliação de pesquisa em saúde.

Resumo

A fluoretação da água de abastecimento público é uma medida eficaz e de baixo custo para a prevenção da cárie dentária. Este artigo se baseia em um estudo que comparou a experiência de cárie entre dois municípios do Brasil, São Paulo e Manaus, na época, com e sem fluoretação de suas águas. O estudo utilizou dados do projeto SBBrasil 2010 que avaliou três índices para 2.176 indivíduos: ceo-d (dentição infantil com cárie, extraídos e obturados), CPO-D (quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados em adultos) e SiC (Significant Caries Index, uma variação do CPO-D). Os resultados mostraram que os índices foram maiores em Manaus quando comparados com os de São Paulo, para indivíduos com 5 e 12 anos de idade e pertencentes à faixa de 15 a 19 anos. O município de São Paulo apresentou melhor condição de saúde bucal em crianças e adolescentes, e não houve diferença entre os índices para adultos e idosos, demonstrando que parte da população com acesso a água fluoretada foi beneficiada pelo método.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

Rando-Meireles, M. P., Olivati, F. N., Franco, D. H., Bittar, T., Marques, T. C. N., & Sousa, M. da L. R. de. (2016). Comparação da experiência de cárie em moradores de dois municípios brasileiros com e sem a fluoretação das águas de abastecimento público. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1089

Edição

Seção

Artigos originais