Desenvolvimento da habilidade na escrita e a produção científica: cursos são necessários?

Autores

  • Angela Maria Belloni Cuenca Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9434-5362
  • Dulcenéa de Paula Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, Brasil.
  • Ivan França Junior Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1166

Palavras-chave:

comunicação e divulgação científica, alfabetização científica, cursos modulados, redação de artigos, saúde pública.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que tem como objetivo identificar se o aprimoramento do conhecimento sobre a produção de artigos científicos, reforçado por cursos de escrita científica, vem facilitando ao pesquisador (autor) a publicação de seus artigos. Entendemos que a relevância do estudo se deve ao reconhecimento da importância de investimentos no aprimoramento do pesquisador para a divulgação científica. Foi identificada a produção bibliográfica de egressos de cursos de aprimoramento da habilidade na escrita científica e comparada com o percurso de publicações desse egresso, antes e depois do curso. Foram utilizadas duas fontes de informação de acesso público para identificar a produção bibliográfica, científica e técnica, do pesquisador: currículo na Plataforma Lattes do CNPq; e fontes de dados bibliográficos: Lilacs e PubMed. Observou-se que o número de artigos publicados foi maior após a participação em um dos cursos e que, embora outros fatores influenciem na produção, iniciativas dessa natureza estimulam a divulgação científica.

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Publicado

29-09-2017

Como Citar

Cuenca, A. M. B., Paula, D. de, & França Junior, I. (2017). Desenvolvimento da habilidade na escrita e a produção científica: cursos são necessários?. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1166

Edição

Seção

Artigos originais