Ameaçada, comunicação pública é vital para a democracia
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1194Palavras-chave:
comunicação pública, televisão pública, TV Brasil, EBC, direito à comunicação.Resumo
Diante das ameaças de retrocessos políticos e sociais no país, que incluem o desmonte da TV Brasil e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), esta nota discute a importância da comunicação pública para as sociedades democráticas. A análise parte de referências históricas, conceituais, e da relação entre Estado e comunicação. Aborda a relação intrínseca entre comunicação pública e o direito à comunicação e sua centralidade nas instituições estatais de caráter público. A partir do modelo de comunicação pública desenvolvido na Europa ocidental, situa a criação da EBC como marco histórico da comunicação pública no país, e apresenta exemplos de sua trajetória recente que expressam sua maior integração com a sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.