Desenvolvimento de um software para suporte à avaliação fisioterápica baseado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1196Palavras-chave:
informática em saúde, informática clínica, sistemas de informação, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, avaliação da deficiência.Resumo
Este relato, de caráter exploratório, é resultado de um projeto interdisciplinar entre acadêmicos dos cursos de fisioterapia e ciência da computação e tem como objetivo promover o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), por meio de um software avaliativo denominado CIFisio. Este software atende à área de fisioterapia ortopédica e traumatológica funcionando como gerenciador dos dados dos usuários do serviço de saúde. O sistema foi criado para ser utilizado pelos acadêmicos para avaliação e tratamento fisioterapêutico, registro de condutas diárias, reavaliações e geração de relatórios estatísticos descritivos, de modo a auxiliar a elaboração dos modelos de gestão e decisão. Acredita-se que o resultado da pesquisa aqui apresentada contribuirá com o processo de informatização em saúde, com a qualidade da assistência prestada pelos fisioterapeutas e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas utilizadas na formação profissional de acadêmicos na área de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.