Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1202Palavras-chave:
competência em informação, comportamento na busca de informação, gestão da informação, revisão de literatura como assunto, ensino em saúde.Resumo
O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.