Revista Fitos Eletrônica: acesso aberto e ciência aberta na construção do conhecimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação de medicamentos da biodiversidade
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1381Palavras-chave:
Revista científica. Acesso aberto, Ciência aberta, Medicamentos da biodiversidade.Resumo
A Revista Fitos Eletrônica, editada pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos/Fiocruz, apresenta-se como um periódico científico de acesso aberto interdisciplinar, trimestral, gratuito, com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação de medicamentos da biodiversidade. Integra o Portal de Periódicos da Fiocruz e está alinhado com a Política Institucional de Acesso Aberto. A RFE, sendo um projeto estratégico do NGBS, constitui-se em um veículo de referência na difusão do conhecimento produzido por meio de pesquisa com este foco. Pioneira da área de inovação de medicamentos da biodiversidade, a RFE busca, ainda, desempenhar seu papel no acesso, na ciência e na inovação abertas, socializando o conhecimento e divulgando pesquisas interdisciplinares, produzidas nas diferentes e complexas etapas de desenvolvimento de um medicamento da biodiversidade. Para tanto, passou a ter seu processo editorial realizado através de sistema de editoração eletrônica, adequou a editoria científica às áreas de conhecimento publicadas na revista, reformulou sua política de avaliação, e vem trabalhando para melhorar sua visibilidade e os índices de impacto, visando avaliação positiva nas agências indexadoras. Os desafios são muitos, mas a certeza da importância deste veículo de divulgação científica para a pesquisa, desenvolvimento e inovação em medicamentos da biodiversidade é que leva a equipe editorial a desempenhar seu papel com profissionalismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.