Cadernos abertos de laboratório e publicações líquidas: novas tecnologias literárias para uma Ciência Aberta

Autores

  • Anne Clinio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Sarita Albagli Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, Brasil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1427

Palavras-chave:

Open notebook science, caderno aberto de laboratório, Ciência Aberta, Jean-Claude Bradley, cultura epistêmica, matter of proof, publicação líquida.

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa sobre o conceito e práticas de caderno aberto de laboratório, inovação criada no âmbito do movimento contemporâneo por uma Ciência Aberta. O arcabouço teórico adota a noção de cultura epistêmica e a perspectiva das “três tecnologias” de Shapin e Shaffer enquanto, no campo empírico, adentramos o “laboratório aberto” através de pesquisa documental. Identificamos que essa inovação não é uma melhoria incremental, mas uma nova “tecnologia literária” para um novo modo de produzir e comunicar ciência. Ela dialoga com a noção de publicação líquida e é um elemento estratégico de um ecossistema de colaboração aberta que pretende, entre outras coisas, substituir uma “ciência baseada na confiança” por uma ciência fundamentada na transparência e na proveniência dos dados. Articulada com novas tecnologias materiais e sociais, fomenta uma cultura epistêmica que chamamos de matter of proof por valorizar, sobretudo, a habilidade dos cientistas em documentar adequadamente os experimentos que subsidiam suas afirmações.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

Clinio, A., & Albagli, S. (2017). Cadernos abertos de laboratório e publicações líquidas: novas tecnologias literárias para uma Ciência Aberta. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11. https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1427

Edição

Seção

Comunicações