Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1487

Palavras-chave:

Sistemas audiovisuais, Habilidades sociais, Autismo, Crianças, Vídeos, Jogos.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento sistemático do estado de conhecimento das técnicas e dos métodos de utilização de sistemas audiovisuais, tais como vídeos, apps e jogos no processo de ensino de habilidades aos portadores do transtorno do espectro autista. O mapeamento contempla artigos de quatro bases de dados e classifica os resultados por meio dos problemas e soluções de pesquisa dos estudos. Como resultado, percebe-se o uso de soluções com foco em conteúdo, tecnologia e contexto para atingir problemas de habilidades sociais, mentalização, aspectos recreativos e acadêmicos. As soluções identificadas atuam em quatro cenários de interação e, por meio de medidas clínicas, acompanham a intervenção e mapeiam novas estratégias. Por fim, percebe-se a necessidade de integrar os processos de intervenção aos cenários de interação, além das particularidades de uso dos indivíduos com o intuito de construir sistemas audiovisuais modulares e adaptativos para o treinamento das habilidades sociais.

Biografia do Autor

Rafael Moura Toscano, Universidade Federal da Paraíba, Pós-Graduação em Computação Comunicação e Artes. João Pessoa, PB

Graduação em Comunicação em Mídias Digitais pela Universidade Federal da Paraíba.

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Informática. João Pessoa, PB

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

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Publicado

28-06-2019

Como Citar

Toscano, R. M., & Becker, V. (2019). Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 13(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1487