Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1487Palavras-chave:
Sistemas audiovisuais, Habilidades sociais, Autismo, Crianças, Vídeos, Jogos.Resumo
Este artigo apresenta um mapeamento sistemático do estado de conhecimento das técnicas e dos métodos de utilização de sistemas audiovisuais, tais como vídeos, apps e jogos no processo de ensino de habilidades aos portadores do transtorno do espectro autista. O mapeamento contempla artigos de quatro bases de dados e classifica os resultados por meio dos problemas e soluções de pesquisa dos estudos. Como resultado, percebe-se o uso de soluções com foco em conteúdo, tecnologia e contexto para atingir problemas de habilidades sociais, mentalização, aspectos recreativos e acadêmicos. As soluções identificadas atuam em quatro cenários de interação e, por meio de medidas clínicas, acompanham a intervenção e mapeiam novas estratégias. Por fim, percebe-se a necessidade de integrar os processos de intervenção aos cenários de interação, além das particularidades de uso dos indivíduos com o intuito de construir sistemas audiovisuais modulares e adaptativos para o treinamento das habilidades sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.