Doce veneno: uma análise do consumo de bebidas açucaradas por adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1490Palavras-chave:
Marketing social, Bebidas açucaradas, Adolescentes, Saúde pública, Conscientização.Resumo
O presente estudo visa compreender os fatores de influência para a redução do consumo das bebidas açucaradas. Nesse intuito, adotou-se uma abordagem qualitativa, a fim de desenvolver ferramentas de marketing social para a promoção da redução do consumo entre adolescentes. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio, com roteiro semiestruturado, sendo entrevistados onze adolescentes de 16 a 18 anos, variando entre estudantes do ensino médio de instituições públicas e privadas do estado da Paraíba. Os resultados indicaram que os principais incentivos para o consumo são o sabor, preço, praticidade e o assédio dos amigos e familiares que incentivavam o consumo de bebidas açucaradas. Fazendo o uso de ferramentas de marketing social, verificou-se que a conscientização sobre os aspectos negativos da ingestão dessas bebidas, a inserção de ações reguladoras e a exposição dos malefícios contribuem para uma nova consciência sobre o consumo dessas bebidas e a redução do consumo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.