Docência em saúde: tempo de novas tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Tatiana Peres Santana Porto Wanderley Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO
  • Mikael Henrique de Jesus Batista Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO
  • Lázaro da Silva Dutra Júnior Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO
  • Valdirene Cassia Silva Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1522

Palavras-chave:

Docentes, Comunicação, Tecnologias, Educação, Aprendizagem.

Resumo

Ao serem utilizadas no contexto educacional, as tecnologias digitais da informação e comunicação podem potencializar a aprendizagem, desenvolvendo ambientes de aprendizado, aprimorando e modernizando as práticas docentes. Nesta perspectiva, realizou-se um estudo com o objetivo de verificar a utilização dessas tecnologias como recurso didático-pedagógico em cursos da saúde. Os resultados evidenciaram as dificuldades citadas por docentes: estrutura escolar inadequada; formação acadêmica deficiente e resistência à utilização dessas tecnologias. Como estratégias para amenizar esses desafios foram enfatizadas a capacitação dos professores e a orientação para que conhecessem as especificidades dos recursos tecnológicos desde a sua formação. A plataforma Moodle, chat educacional e o fórum de discussão foram os mais utilizados. Concluímos que as instituições voltadas para o ensino da saúde não estão efetivamente utilizando as ferramentas com toda a sua potencialidade pedagógica e que, embora o acesso às tecnologias venha crescendo rapidamente, essa ampliação não é acompanhada de qualificação e transformação do processo de ensino.

Biografia do Autor

Tatiana Peres Santana Porto Wanderley, Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO

Especialização em Educação na Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Mikael Henrique de Jesus Batista, Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO

Especialização em Terapia Intensiva Geral e Urgência e Emergência pelo Centro Goiano de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação.

Lázaro da Silva Dutra Júnior, Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO

Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto.

Valdirene Cassia Silva, Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

24-12-2018

Como Citar

Wanderley, T. P. S. P., Batista, M. H. de J., Dutra Júnior, L. da S., & Silva, V. C. (2018). Docência em saúde: tempo de novas tecnologias da informação e comunicação. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 12(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1522

Edição

Seção

Artigos de revisão