Educação a distância como recurso para capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para intervenções preventivas relacionadas ao álcool e outras drogas
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1593Palavras-chave:
Agentes comunitários de saúde, Educação a distância, Tutoria, Saúde mental, Saúde da família, Transtornos relacionados ao uso de substânciasResumo
Agentes Comunitários de Saúde são estratégicos no trabalho da Atenção Básica, por conviverem mais diretamente com as questões de saúde no território, e o enfrentamento dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas requer investimento na qualificação desses profissionais. O artigo relata a experiência do Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para ações preventivas ao uso de álcool e outras drogas, realizado na modalidade de educação a distância, com formato autoinstrucional e acompanhamento tutorial. O uso de ferramentas tecnológicas, além da articulação com a rede de serviços e acompanhamento tutorial, se mostrou um potente recurso para desenvolvimento de educação permanente em serviço. A tutoria foi um diferencial na maior adesão e interesse no curso, ao permitir a aquisição de conceitos e estratégias de saúde para melhor atender as necessidades dos usuários, segundo as prerrogativas do Sistema Único de Saúde e do modelo de atenção psicossocial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.