“Cantos e saberes”: processo de construção de um documentário sobre plantas medicinais
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1748Palavras-chave:
Análise do discurso, Terapias complementares, Promoção da saúde, Ciência nas artes, Atenção primária à saúde.Resumo
As práticas integrativas e complementares buscam espaço em um contexto pautado na visão biologicista da saúde. Neste sentido, os saberes tradicionais e populares têm sido silenciados, sendo seu potencial promotor de saúde reduzido às práticas individuais, reprimidas pelo sistema que provê o cuidado à saúde. Este artigo tem por objetivo a descrição do processo de construção do documentário Cantos e Saberes, com mulheres, sobre saberes e práticas populares do uso de plantas medicinais. O gênero documentário promove comunicação intercultural capaz de trazer o conhecimento carregado de subjetividades e impressões. A montagem do documentário é pautada na análise do discurso das personagens, aprimorando a compreensão sobre a problemática do silenciamento dos seus saberes. Além disso, o produto deste trabalho funciona como propagador dos conhecimentos reunidos por meio das entrevistas, multiplicando as informações para diversas esferas, incluindo, neste caso, pesquisadores, profisionais e comunidades, proporcionando o diálogo entre os saberes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.