Esperança x sofrimento nas mídias sociais: o que motiva seguidores do Instagram a seguir a temática câncer?

Autores

  • Eloy Macchiute de Oliveira Ministério da Saúde, Datasus. Rio de Janeiro, RJ
  • Tamara Jurberg Salgado Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Oncobiologia. Rio de Janeiro, RJ
  • Lilian Thomer Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Oncobiologia. Rio de Janeiro, RJ
  • Claudia Jurberg Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Oncobiologia, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0003-3607-7299

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1776

Palavras-chave:

Câncer, Mídias Sociais, Instagram, Uso e gratificação, Emojis.

Resumo

O câncer ainda é associado a dor, morte e sofrimento, e muitos cidadãos, com medo de um diagnóstico, adotam comportamento de esquiva de médicos e exames. Com o surgimento das mídias sociais, o tema tem sido tratado em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, entre outras. O objetivo deste estudo é averiguar se há um padrão de conteúdo sobre câncer que gere engajamento no aplicativo de imagens Instagram. Foram selecionados dois perfis brasileiros de instituições de câncer no Instagram, e um estudo qualitativo de análise de conteúdo de posts e comentários foi aplicado, sendo associado posteriormente a análises estatísticas. Foi selecionado todo o conteúdo de dois hospitais oncológicos brasileiros durante quatro anos, totalizando 1.935 postagens no Instagram. Além dos posts, buscamos entender o comportamento dos usuários dessas mídias quando o tema é câncer, por meio dos 2.239 comentários e dos 4.603 Emojis. Podemos afirmar que há interesse pelo tema, o qual é abordado sem preconceitos por internautas e que muitos buscam formas diferenciadas de gratificação no uso do aplicativo.

Biografia do Autor

Eloy Macchiute de Oliveira, Ministério da Saúde, Datasus. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tamara Jurberg Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Oncobiologia. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Lilian Thomer, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Oncobiologia. Rio de Janeiro, RJ

Especialização em Software pelo Instituto Technion.

Claudia Jurberg, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Oncobiologia, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

Oliveira, E. M. de, Salgado, T. J., Thomer, L., & Jurberg, C. (2019). Esperança x sofrimento nas mídias sociais: o que motiva seguidores do Instagram a seguir a temática câncer?. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 13(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1776