Programa de educação em saúde melhora indicadores de autocuidado em diabetes e hipertensão
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.1788Palavras-chave:
Autocuidado, Atenção básica, Doenças crônicas, Educação em saúde, Conhecimento.Resumo
Dentre as doenças crônicas não transmissíveis, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são as mais frequentes e constituem um problema de saúde mundial. Diante da necessidade de implantação de programas de autocuidado voltados para essas doenças, o trabalho tem como objetivo validar um programa de autocuidado para pacientes diabéticos e hipertensos. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo de uma população de 100 indivíduos que estavam em sala de espera. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários sobre diferentes temas, aplicados nos encontros, para avaliar o conhecimento dos pacientes no pré e no pós-teste. Somente algumas questões específias de cada tema não apresentaram diferença signifiativa entre o pré e o pós-teste. No entanto, todos os temas abordados apresentaram incremento de conhecimento no pós-teste. Sendo assim, pode-se validar este programa de autocuidado para pacientes diabéticos e hipertensos, pois promove incremento de conhecimento para os pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.