Diversidade e comunicação: percepções de surdos sobre atividade de educação em saúde realizada por estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.1827

Palavras-chave:

Educação médica, Humanização da assistência, Relações médico-paciente, Comunicação, Surdez.

Resumo

A comunidade surda possui cultura e linguagem próprias, desconhecidas pela maioria dos ouvintes, o que a exclui de vários processos da sociedade. As barreiras na comunicação e o preconceito difiultam seu acesso a serviços de saúde. Analisou-se a vivência de uma atividade prática de Educação em Saúde com 19 surdos feita por 20 estudantes do primeiro ano de um curso de medicina. Após um curso de Língua Brasileira de Sinais, os estudantes realizaram uma atividade junto aos surdos, na qual apresentaram palestras sobre temas de saúde e interagiram em ações como aferição da pressão e cálculo do Índice de Massa Corporal. Posteriormente, os surdos participaram de dois grupos focais para relatarem sua experiência. A análise dos dados deu-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Os surdos fiaram satisfeitos com a interação, relataram preocupação com prevenção e autocuidado e expectativas positivas quanto à formação de médicos humanizados e qualifiados para seu atendimento.

Biografia do Autor

Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu, Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP

Mestrado em Ensino e Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília.

Camila Mugnai Vieira, Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

26-06-2020

Como Citar

Yonemotu, B. P. R., & Vieira, C. M. (2020). Diversidade e comunicação: percepções de surdos sobre atividade de educação em saúde realizada por estudantes de medicina. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.1827