Os 12 eixos da comunicação combinada para a saúde pública municipal: uma proposta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.2049

Palavras-chave:

Inovação organizacional, Comunicação em saúde, Sistema Único de Saúde, Multimídia, Gestão das tecnologias de informação e comunicação.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados inéditos de uma pesquisa de mestrado (2017-2019) sobre a inovação na gestão da comunicação das Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Os métodos utilizados foram revisão de literatura, estudo de caso da SMS de São Paulo – com coleta de documentos, entrevistas semiestruturadas em profundidade com gestores de comunicação e observação participante – e análise de conteúdo. Os resultados mostram que a comunicação integrada, estratégica e multimídia, alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), contribui para aumentar a eficácia e a eficiência da comunicação e saúde no nível local. Para isso, as SMS podem fazer uso, com base no contexto local, dos 12 eixos de comunicação propostos pelo estudo, que são: comunicação interna, assessoria de imprensa, cerimonial/eventos, criação/publicidade, audiovisual, site/portal, redes sociais, aplicativos para dispositivos móveis, jogos, fotografia, parcerias e realidade virtual, realidade aumentada e produções em 360º.

Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul, SP

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Thiago Passaro, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul, SP

Mestrado em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Downloads

Publicado

22-03-2021

Como Citar

Pessoni, A., & Passaro, T. (2021). Os 12 eixos da comunicação combinada para a saúde pública municipal: uma proposta. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 15(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.2049