Proposição para a incorporação da preservação digital nas políticas públicas de informação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2098

Palavras-chave:

Preservação digital, Gestão de documentos, Arquivologia, Sistema Único de Saúde, Políticas de informação, Políticas de arquivo, Informação em saúde.

Resumo

Este artigo possui como objetivo identifiar ações governamentais no âmbito dos sistemas e serviços de saúde que visam a adoção de políticas públicas relacionadas à preservação digital em saúde. As políticas públicas de informação e de arquivos são transversais às políticas públicas de saúde e contribuem diretamente para a garantia dos direitos dos cidadãos preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, as políticas de preservação digital são essenciais para garantir o acesso às informações a gerações futuras. A pesquisa caracteriza-se como aplicada e exploratória. Utiliza como amostra os textos completos da Consolidação das Normas Infralegais do SUS. Os resultados apontam para a necessidade de ações voltadas para a preservação digital em saúde por meio da adoção de políticas públicas. Por fi, destaca-se que a participação popular no desenvolvimento destas políticas públicas de informação em saúde é essencial para a transparência das ações governamentais.

Biografia do Autor

Gillian Queiroga, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação. Salvador, BA

Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

Queiroga, G. (2020). Proposição para a incorporação da preservação digital nas políticas públicas de informação em saúde. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 14(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2098

Edição

Seção

Dossiê Preservação digital