Covid-19 e diabetes mellitus: uma análise dos vídeos divulgados pela Rede Globo de Televisão

Jandesson Mendes Coqueiro

Resumo


Estudo qualitativo buscando analisar, a partir do referencial teórico da análise institucional, os vídeos veiculados sobre o diabetes mellitus e a Covid-19 pela mídia televisiva da Rede Globo. Foram identifiados 18 vídeos entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de maio de 2020. Houve o predomínio de vídeos no mês de março (50%), médicos e usuários como fonte de informações (55%), abordagem ao nível de prevenção primária para Covid-19 (72%) e secundária para o diabetes (89%) e omissão do Sistema Único de Saúde (100%). Os vídeos apontaram ausência de medicação para o diabetes nos serviços e a divulgação de informações equivocadas sobre Covid-19. Os profisionais de saúde entrevistados emitiram orientações voltadas para a lógica do risco aos sujeitos com diabetes mellitus. Faz-se necessária maior divulgação das ações do Sistema Único de Saúde em tempos de pandemia Covid-19 e implementação de orientações mais próximas aos modos de viver da população.


Palavras-chave


Covid-19; Diabetes Mellitus; Pandemias; Televisão; Meios de Comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v14i4.2145

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil