Covid-19 e diabetes mellitus: uma análise dos vídeos divulgados pela Rede Globo de Televisão
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i4.2145Palavras-chave:
Covid-19, Diabetes Mellitus, Pandemias, Televisão, Meios de Comunicação.Resumo
Estudo qualitativo buscando analisar, a partir do referencial teórico da análise institucional, os vídeos veiculados sobre o diabetes mellitus e a Covid-19 pela mídia televisiva da Rede Globo. Foram identifiados 18 vídeos entre 31 de dezembro de 2019 e 31 de maio de 2020. Houve o predomínio de vídeos no mês de março (50%), médicos e usuários como fonte de informações (55%), abordagem ao nível de prevenção primária para Covid-19 (72%) e secundária para o diabetes (89%) e omissão do Sistema Único de Saúde (100%). Os vídeos apontaram ausência de medicação para o diabetes nos serviços e a divulgação de informações equivocadas sobre Covid-19. Os profisionais de saúde entrevistados emitiram orientações voltadas para a lógica do risco aos sujeitos com diabetes mellitus. Faz-se necessária maior divulgação das ações do Sistema Único de Saúde em tempos de pandemia Covid-19 e implementação de orientações mais próximas aos modos de viver da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.