A busca de informação sobre covid-19 na web: uma perspectiva cibermétrica
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2381Palavras-chave:
Cibermetria, Busca da informação, Sociedade da informação, Covid-19, Google Trends.Resumo
Objetivo: Demonstrar a influência da pandemia de covid-19 nas buscas realizadas no Google por meio do levantamento de dados em uma aplicação cibermétrica. Método: Estudo de aplicação cibermétrica que utiliza a ferramenta Google Trends e os termos ‘covid-19’, ‘coronavírus’, ‘cloroquina’ e ‘vacina contra a covid-19’, para o período de 31 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2021. Resultados: Reconhecer que as primeiras buscas pelo termo ‘covid-19’ ocorreram na mesma data do anúncio do primeiro caso confirmado. Ocorreu também o crescimento no volume de busca por informações sobre os sintomas de pneumonia relacionadas com a primeira morte por coronavírus. A intensificação nas consultas relativas a ‘covid vaccine allergy’ esteve associada ao início da vacinação no mundo. Conclusão: Em períodos de pandemia, a sociedade procura intensamente por informações relacionadas ao seu contexto e a busca pode ser motivada pelos meios de comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.