A busca de informação sobre covid-19 na web: uma perspectiva cibermétrica

Felipe Lopes Roberto, Matheus Hingst Tavares, Paula Carina de Araújo, Maria do Carmo Duarte Freitas, José Marcelo Almeida Prado Cestari

Resumo


Objetivo: Demonstrar a influência da pandemia de covid-19 nas buscas realizadas no Google por meio do levantamento de dados em uma aplicação cibermétrica. Método: Estudo de aplicação cibermétrica que utiliza a ferramenta Google Trends e os termos ‘covid-19’, ‘coronavírus’, ‘cloroquina’ e ‘vacina contra a covid-19’, para o período de 31 de dezembro de 2019 a 17 de janeiro de 2021. Resultados: Reconhecer que as primeiras buscas pelo termo ‘covid-19’ ocorreram na mesma data do anúncio do primeiro caso confirmado. Ocorreu também o crescimento no volume de busca por informações sobre os sintomas de pneumonia relacionadas com a primeira morte por coronavírus. A intensificação nas consultas relativas a ‘covid vaccine allergy’ esteve associada ao início da vacinação no mundo. Conclusão: Em períodos de pandemia, a sociedade procura intensamente por informações relacionadas ao seu contexto e a busca pode ser motivada pelos meios de comunicação.


Palavras-chave


Cibermetria; Busca da informação; Sociedade da informação; Covid-19; Google Trends.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2381

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




e-ISSN 1981-6278 

Icict - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz | Ministério da Saúde
Av. Brasil, 4365 | Pavilhão Haity Moussatché | Manguinhos | CEP 21040-900
Rio de Janeiro | Brasil