Representação da informação sobre a covid-19: rede semântica de títulos de artigos na Web of Science
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2405Palavras-chave:
Rede semântica, Organização da informação, Covid-19, Produção científica, Interdisciplinaridade.Resumo
Este artigo busca representar as relações entre termos de maior relevância nas pesquisas indexadas na Web of Science sobre o novo coronavírus (SARS-Cov-2), de dezembro de 2019 a maio de 2020. Caracterizada como pesquisa exploratória e descritiva, o método de investigação e os procedimentos técnicos adotados são fundamentados na teoria do conceito, de Ingetraut Dahlberg, para a análise conceitual, e na abordagem de análise de redes sociais e complexas para análise estrutural da rede semântica de títulos de artigos criada. Os resultados apontaram uma rede de estrutura topológica caracterizada como mundo pequeno, com uma certa quantidade de conexões similares. O termo ‘covid-19’ apresenta transitividade alta em grupos fortemente conectados, os quais compreendem termos de domínios do conhecimento distintos e, por vezes, pouco relacionados no contexto disciplinar da ciência. A relação conceitual entre os termos é funcional. Concluiu-se que a interconexão entre termos de diferentes domínios do conhecimento forma grupos de termos emergentes, potencializando a urgência de pesquisas interdisciplinares para a compreensão do termo em destaque neste trabalho – ‘covid-19’.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.