Contágio: cinema, divulgação científica e o potencial preditivo da ciência
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i2.3314Palavras-chave:
Cinema, Surtos de doenças, Pandemia, Comunicação e divulgação científica, Covid-19.Resumo
Esta resenha aborda o filme Contágio (Contagion), longa-metragem norte-americano de 2011, com direção de Steven Soderbergh e roteiro de Scott Z. Burns. O filme acompanha a trajetória de disseminação de um vírus zoonótico a partir de Hong Kong para o resto do mundo. Enquanto isso, autoridades científicas e sanitárias se mobilizam para combater a nova doença, que rapidamente atinge diversos países, fazendo milhares de vítimas. Em 2020, a procura pelo thriller aumentou devido à semelhança com a pandemia de covid-19, evidenciando o potencial do cinema para a divulgação científica ao abordar conceitos, processos e controvérsias da ciência. Com um roteiro cientificamente apurado, Contágio também ressalta o potencial preditivo da ciência em relação a emergências sanitárias.
Referências
ADOLFO, Kalel. Contágio: roteirista fala sobre filme que “previu” coronavírus. AdoroCinema, [s. l.], 13 mar. 2020. Disponível em: https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-153521/. Acesso em: 13 abr. 2022.
BALBINOT, Edilce Maria; MIQUELIN, Charlie Antoni. O cinema como agente: educação e aprendizagem por narrativas de epidemias. In: SEMINÁRIO NACIONAL CINEMA EM PERSPECTIVA, 2, 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Unespar/FAP, 2013. p. 1-20.
BENSON-ALLOTT, Caetlin. Out of sight. Film Quarterly, Oakland, v. 65, n. 2, p. 14-15, 2011. DOI: https://doi.org/10.1525/FQ.2011.65.2.14. Disponível em: https://online.ucpress.edu/fq/article-abstract/65/2/14/41926/Out-of-Sight?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 20 abr. 2022.
BLAKEMORE, Erin. Os médicos da peste usavam máscaras com bicos estranhos – porquê? National Geographic, [São Paulo], 23 mar. 2020. História. Disponível em: https://www.natgeo.pt/historia/2020/03/os-medicos-da-peste-usavam-mascaras-com-bicos-estranhos-porque. Acesso em: 13 abr. 2022.
BORBA, Edilce Maria Balbinot. O uso de filme como recurso pedagógico no estudo de epidemias: possibilidades na aprendizagem significativa. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1613. Acesso em: 20 abr. 2022.
CBS. Could Contagion virus happen in real life?. [S. l.]: CBS, 2011. 1 vídeo (4:29 min). Publicado pelo canal CBS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5ksjsMgsn4g. Acesso em: 13 abr. 2022.
CLARK, Travis. Pandemic movie Contagion is surging in popularity due to the coronavirus and has hit the n. 7 spot on iTunes. Business Insider, [s. l.], 6 mar. 2020. Media. Disponível em: https://www.businessinsider.com/coronavirus-contagion-movie-is-surging-in-piracy-rentals-on-itunes-2020-3. Acesso em: 13 abr. 2022.
CNN. Could ‘Contagion’ event really happen?. CNN, [s. l.], 2011. 1 vídeo (2:45 min). Disponível em: https://edition.cnn.com/videos/health/2011/09/16/could-contagion-really-happen.cnn. Acesso em: 13 abr. 2022.
CONTÁGIO. Direção: Steven Soderbergh. Burbank: Warner Bros, 2011. 1 vídeo (105 min). Disponível em: https://itunes.apple.com/br/movie/cont%C3%A1gio/id499581030. Acesso em: 25 abr. 2022.
CUNHA, Joana; OLIVEIRA, Filipe; GRAZINI, Mariana. Filme de 2011 sobre pandemia dispara em plataforma da Claro. Folha de S.Paulo, São Paulo, 31 mar. 2020. Coronavírus. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2020/03/filme-de-2011-sobre-pandemia-dispara-em-plataforma-da-claro.shtml. Acesso em: 13 abr. 2022.
FILE:Paul Fürst, Der Doctor Schnabel von Rom (Holländer version).png. In: WIKIMEDIA Commons, the free repository. [S. l.]: Wikimedia Foundation, c2022. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paul_F%C3%BCrst,_Der_Doctor_Schnabel_von_Rom_(Holl%C3%A4nder_version).png. Acesso em: 20 abr. 2022.
JUDENSNAIDER, Ivy. Contágio: o discurso do medo. Prometeica, São Paulo, n. 6, p. 79-95, 2012. DOI: https://doi.org/10.24316/prometeica.v0i6.33. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/article/view/1506. Acesso em: 20 abr. 2022.
LYNTERIS, Christos. Plague masks: the visual emergence of anti-epidemic personal protection equipment. Medical Anthropology, Filadélfia, v. 37, n. 6, p. 442-457, 18 ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/01459740.2017.1423072. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01459740.2017.1423072. Acesso em: 13 abr. 2022.
MARTÍNEZ, Maria José Fresnadillo et al. Enseñanza de la medicina a través del cine: una dilatada experiencia. In: JORNADAS DE INNOVACIÓN DIDÁCTICA EN LA UNIVERSIDAD DE SALAMANCA, 2, 2013, Salamanca. Anais [...] Salamanca: Universidad de Salamanca, 2013. p. 69-74.
MASSARANI, Luisa; NEVES, Luiz Felipe Fernandes; VALADARES, Penélope Andreani. “Pare de tocar seu rosto!”: as mudanças na percepção dos espectadores do filme Contágio com a pandemia de covid-19. Galáxia (São Paulo), São Paulo, n. 46, p. e53079, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-2553202153079. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/QVnwx6WRhTgHkTRRVqgcv3q/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2022.
PIASSI, Luís Paulo; PIETROCOLA, Maurício. Ficção científica e ensino de ciências: para além do método de ‘encontrar erros em filmes’. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 525-540, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000300008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dLJHkBSMQHQ4YYhZQmPNT5s/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2022.
REZENDE, Joffre Marcondes de. À sombra do plátano: crônicas de história da medicina. São Paulo: Unifesp, 2009.
SELF, Wesley H. et al. Effect of hydroxychloroquine on clinical status at 14 days in hospitalized Patients with covid-19. JAMA – Journal of the American Medical Association, Chicago, v. 324, n. 21, p. 2165, 2020. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2020.22240. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2772922. Acesso em: 20 abr. 2022.
SILVA JÚNIOR, Carlos André. O pensamento evolutivo como invariante universal em biologia estruturando o ensino de citologia em nível médio. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.215. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18265. Acesso em: 20 abr. 2022.
SPERLING, Nicole. Contagion, Steven Soderbergh’s 2011 thriller, is climbing up the charts. The New York Times. 4 mar. 2020. Media. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/03/04/business/media/coronavirus-contagion-movie.html. Acesso em: 13 abr. 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Simulation exercise puts global pandemic readiness to the test. Genebra: WHO, 2018. Disponível em: https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/simulation-exercise-puts-global-pandemic-readiness-to-the-test. Acesso em: 13 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.