Os desafios do algoritmo da plataforma para o trabalho do influenciador digital conhecido como youtuber
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3379Palavras-chave:
Algoritmo, Trabalho em plataforma, Youtuber, Psicologia, Saúde mentalResumo
Youtubers são influenciadores digitais que utilizam como plataforma principal o YouTube e conseguem se relacionar com o seu público, objetivando reverter suas interações em ganhos monetários. Entretanto, a plataforma YouTube é consideravelmente administrada por algoritmos que carecem de precisão, quanto ao seu funcionamento, e sofrem repentinas modificações, tornando o exercício da profissão um constante desafio para esses criadores de conteúdos. Logo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um recorte dos resultados obtidos em um estudo para dissertação de mestrado profissional em psicologia, que, a partir da análise de conteúdo, articulou as verbalizações de seis youtubers entrevistados com a literatura atual disponível. Foi possível identificar que, mesmo naqueles que têm experiência nessa atividade, o algoritmo do YouTube ainda provoca inquietações por sua falta de transparência, sua imprevisibilidade e sua volatilidade, as quais podem vir a resultar em prejuízos à saúde mental dos sujeitos que não estejam preparados para tal ofício.
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