Elena, o filme: narrativas sobre a experiência do suicídio

Autores

  • Mariana Bteshe Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.436

Palavras-chave:

Suicídio, Memória, Narrativa, Saúde mental, Filme, Resenha.

Resumo

Ficha técnica:

Diretora: Petra Costa

Produção: Busca Vida Filmes

Roteiro: Petra Costa e Carolina Ziskind

Direção de fotografia: Janice D’avila, Will Etchebehere e Miguel Vassy

Ano: 2012

País: Brasil

Gênero: documentário

Cor: colorido

Duração: 82 minutos

  Sinopse

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.

Palavras-chave: Suicídio; Memória; Narrativa; Saúde mental; Filme; Resenha.

 

INFORMAÇÕES DO ARTIGO

Submetido: 24.nov.2014  Aceito: 27.nov.2014  Publicado: 19.dez.2014 

Biografia do Autor

Mariana Bteshe, Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Saúde Coletiva (IMS) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) pela Fundação Oswaldo Cruz (2013). Este último com Estágio Doutoral no Exterior (Doutorado Sanduíche) no Laboratoire d Études et de Recherches Appliquées en Sciences Sociales (LERASS) da Université Paul Sebatier, em Toulouse/França. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT) vinculada ao grupo de pesquisa CNPq, Cultura e processos infocomunicacionais.Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental; ciências humanas e sociais aplicadas à saúde, psicologia hospitalar e metodologia de pesquisa qualitativa na saúde.

Linkedin

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

Bteshe, M. (2014). Elena, o filme: narrativas sobre a experiência do suicídio. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.436

Edição

Seção

Resenhas de livros e produções audiovisuais