Iniciativas internacionais para o controle da qualidade da informação em Saúde na Web
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.470Palavras-chave:
Qualidade da informação em Saúde, Internet, Códigos de conduta, Selos de qualidade, Acreditação de páginas Web.Resumo
Apresenta as iniciativas de organismos internacionais, de instituições privadas e nãogovernamentais, de profissionais de saúde e de autores acadêmicos que tem se posicionado para aprimorar o controle da qualidade da informação em Saúde apresentada na Internet. Identifica os principais Códigos de conduta para páginas Web estabelecidos por entidades representativas na área de Saúde, além dos projetos de certificação de qualidade com a atribuição de selos que atestam os princípios estabelecidos nos respectivos Códigos de conduta. Destaca os programas de acreditação de páginas Web realizados por organismos governamentais ou por entidades de classe demonstrando a preocupação dos profissionais de saúde envolvidos nesse processo e finaliza com as instituições que oferecem “marcas de confiança” para acreditação de páginas Web que atendem os princípios credenciadores na União Européia, Espanha e Estados Unidos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.