Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde: um “garimpo” bibliográfico

Autores

  • Thaís Maranhão Mestranda em Saúde Coletiva no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOL/UFRGS) e Bolsista FAPERGS.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.529

Palavras-chave:

Revisão Bibliográfica, Sistema Único de Saúde, Formação de Recursos

Resumo

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica a respeito das vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). O objetivo da revisão foi conhecer as produções acerca do tema, identificar características das publicações, suas discussões e metodologias utilizadas. Para tanto, foram realizadas buscas em diversas bases de dados, organizadas e analisadas em etapas por local de busca. Ao todo, foram localizadas três dissertações e teses, quatro artigos científicos, oito Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação e pós-graduação, e cento e setenta e três resumos em anais de eventos que tratavam da temática. Constatou-se que o VER-SUS se constitui como um campo fértil para pesquisas na saúde coletiva, pois potencializa diversos aprendizados, afetações e relações entre sujeitos implicados com o Sistema Único de Saúde, mas que ainda foi pouco explorado como objeto de estudo. Acreditase que esta pesquisa possibilitou apresentar o que há de conhecimento produzido e acessível aos  pesquisadores que pretendem estudar o tema VER-SUS.

Downloads

Como Citar

Maranhão, T. (2013). Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde: um “garimpo” bibliográfico. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.529