Relato de experiência docente na disciplina de Saúde Bucal em um curso de especialização a distância para equipes de saúde da família

Autores

  • Kátia Mendes de Souza Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rodolfo de Almeida Lima Castro Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Gabriela Silva dos Santos Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.
  • Maria Rita de Cassia Macedo Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria Silvia Nacao Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.551

Palavras-chave:

Saúde da Família, Saúde Bucal, Educação a Distância, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência docente dos coordenadores e de três tutores da disciplina de Saúde Bucal de um curso de especialização a distância para equipes da Estratégia de Saúde da Família e sua percepção sobre os resultados alcançados com o desenvolvimento da disciplina, a partir da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso junto aos participantes. Destaca-se, como conclusão deste estudo, que o desenvolvimento da disciplina de Saúde Bucal oportunizou a reflexão dos dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, por trabalharem com um conceito ampliado de saúde, e contribuiu para oplanejamento das ações destes profissionais no território. Neste sentido, a formação, facilitada pela plataforma virtual de aprendizagem, correspondeu à ideia de que o objetivo da ação educativa deveria estar voltado para a criação de um espaço de diálogo entre educadores e educandos, integrando demandas e conhecimentos de diferentes sujeitos para a elaboração de conceitos coletivos, num processo de construção compartilhada do conhecimento.

 

Biografia do Autor

Kátia Mendes de Souza, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ. Membro do Grupo de Estudos em Currículo e Processos de Formação em Saúde.

Rodolfo de Almeida Lima Castro, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Pesquisador Assistente do Ipec/Fiocruz.

Gabriela Silva dos Santos, Universidade Iguaçu. Nova Iguaçu, RJ, Brasil.

Graduada em Odontologia (UNIG), Mestre em Saúde da Família (UNESA), Especialista em Odontopediatria (UGF). Professora Adjunta da Graduação em Odontologia da Universidade Iguaçu (UNIG) e Odontologa Odontopediatra da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Tutora dos Curso de Especialização em Saúde da Familia UNASUS UFPEL e UNB.

Maria Rita de Cassia Macedo, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Odontóloga. Especialista em Odontopediatria. Mestre em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ Professora Tutora UNASUS e PNAP-UAB CEAD/UNIRIO

Maria Silvia Nacao, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.

Mestre em Saúde Bucal Coletiva (UFF), Graduada em Odontologia (UERJ). Odontólogo Sanitarista II do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio e Odontólogo do PAM Cavalcanti (SES-RJ).

Downloads

Como Citar

Souza, K. M. de, Castro, R. de A. L., Santos, G. S. dos, Macedo, M. R. de C., & Nacao, M. S. (2013). Relato de experiência docente na disciplina de Saúde Bucal em um curso de especialização a distância para equipes de saúde da família. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.551

Edição

Seção

Artigos originais