Uma oficina para o audiovisual em saúde: Relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.560Palavras-chave:
Audiovisual, Comunicação e Saúde, Oficina, Produção de Vídeos, VideoSaúdeResumo
O presente texto detalha o surgimento da “Oficina VideoSaúde – Da Ideia ao Argumento” promovida pela VídeoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, na qual é abordado o processo de realização audiovisual em saúde, concentrando-se sobre o momento da concepção das propostas temáticas de produção. Como os vídeos sobre saúde, a Oficina traz a marca do lugar institucional de “onde está falando”. Dessa forma, parte-se de uma apresentação da VideoSaúde Distribuidora: seu histórico, desde sua criação em 1988, princípios de ação e estrutura; espaço onde surge o projeto da Oficina. Como proposta de produção audiovisual, esta tem atraído um púbico diversificado de profissionais das áreas da saúde e da comunicação. Há uma procura por entender a lógica de construção de um documento audiovisual e transformar uma ideia em uma proposta de produção de imagem em movimento. Nas suas seis edições integrais e em outras modalidades, a Oficina VideoSaúde capacitou cerca de 150 profissionais das diversas regiões brasileiras e segmentos sociais, em sua maioria, inseridos no Sistema Único de Saúde, que elegeram o audiovisual como uma prática comunicacional para a disseminação da informação em saúdeDownloads
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