AIDS e as atividades de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) segundo seus usuários

Autores

  • Marcos Mesquita Filho Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Benedita Martins Libânio Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.579

Palavras-chave:

Testes anônimos, Aconselhamento, Síndrome de imunodeficiência adquirida, HIV, Bioética.

Resumo

Para analisar as representações de usuários sobre as atividades de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e sobre a AIDS, foi realizado um estudo qualitativo, usando como estratégia metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. Aplicou-se um instrumento com questões semiestruturadas a vinte usuários do serviço. Os entrevistados manifestaram desde visões biologicistas sobre a AIDS até as que sugerem ser o agravo uma punição do Estado e/ou divina para castigar pessoas de estilos de vida condenados socialmente, vítimas de preconceitos e estereótipos. Os sujeitos apresentaram avaliação positiva sobre o acolhimento do CTA de Pouso Alegre. Na prestação de serviços, verificou-se a preferência do CTA por atividades intramuros, e não por um processo ativo de relação com a comunidade. O aconselhamento não foi capaz de extrapolar as questões biomédicas. O CTA não fomentava a autonomia e o protagonismo dos sujeitos na produção de saúde e na prevenção do HIV/AIDS.

Biografia do Autor

Marcos Mesquita Filho, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização emSaúde Pública pela FIOCRUZ/SESMG, mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal deSão Paulo - UNIFESP e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP.

Benedita Martins Libânio, Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre, MG, Brasil.

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Sapucaí, especialização em SaúdeColetiva pela UNIVÁS, mestrado em Bioética pela UNIVÁS e coordenadora do Centro deTestagem e Aconselhamento (CTA) de Pouso Alegre, MG.

Downloads

Como Citar

Mesquita Filho, M., & Libânio, B. M. (2013). AIDS e as atividades de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) segundo seus usuários. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 7(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.579

Edição

Seção

Artigos originais