Mídia e Saúde: os editoriais sobre saúde do periódico pernambucano Jornal do Commercio
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.592Palavras-chave:
Comunicação e Saúde, Saúde e Mídia, Observatório de mídia, Laces, CPqAMResumo
Este trabalho integra as atividades do Observatório Saúde na Mídia (Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde/ICICT/ Fundação Oswaldo Cruz). Em Pernambuco (CPqAM/Fiocruz), o projeto monitora os jornais Jornal do Commercio (JC) e Folha de Pernambuco, jornais de linhas e políticas editoriais distintas. De agosto a dezembro de 2010 os dois jornais apresentaram 28 editoriais sobre saúde, sendo 7 do JC e 21 da Folha de Pernambuco. Neste artigo, nos deteremos na análise dos sete editoriais publicados no Jornal do Commercio, a partir do referencial teórico-metodológico da Semiologia dos Discursos Sociais, que integra a perspectiva da produção social dos sentidos e envolve noções de polifonia, contexto, concorrência discursiva, poder simbólico e lugar de interlocução. Tais concepções são fundamentais para análise e compreensão do editorial, permitindo observar as diversas vozes que emergem sobre os temas da saúde e do Sistema Único de Saúde. Pertencente à categoria de jornalismo opinativo, o editorial é um dos gêneros primordiais do jornalismo impresso, o de maior responsabilidade discursiva da empresa. Ele expressa a opinião da empresa jornalística diante dos fatos de maior repercussão e é um texto predominantemente argumentativo, voltado à persuasão do leitor sobre o ponto de vista defendido pelo jornal.Referências
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