A análise de redes sociais como ferramenta para o mapeamento de relações entre atores sociais de um projeto de extensão universitária

Autores

  • Mônica de Caldas Rosa dos Anjos Universidade Federal do Paraná, Departamento de Nutrição, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Mecânica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Adilson dos Anjos Universidade Federal do Paraná, Departamento de Estatística, Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Giovani Roveroto HSBC Bank Brasil S.A., Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Juliana Dubinski Witkoski HSBC Bank Brasil S.A., Curitiba, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.628

Palavras-chave:

Comunicação em saúde, Informação, Redes comunitárias, Rede social, Relações comunidade-instituição, Análise de redes sociais

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação, feita por meio da análise de redes sociais (ARS), a fim de compreender como as relações entre os sujeitos envolvidos direta e/ou indiretamente em um projeto de extensão universitária foram estabelecidas. O projeto de extensão, vinculado a uma universidade paranaense, utilizou a pedagogia freireana como forma de promover a construção coletiva do conhecimento, a partir da realização de rodas de conversa e oficinas de capacitação técnica. As atividades do projeto foram acompanhadas durante nove meses, e analisadas em duas etapas: a etapa inicial, referente à sua estruturação, e a etapa final, referente às relações estabelecidas entre os atores sociais - professores, estudantes e membros das comunidades. Por meio da ARS, foi possível identificar os atores principais, bem como as relações estabelecidas entre os mesmos. Percebeu-se ainda que o modelo de estruturação do projeto promoveu interações entre os atores, permitindo a disseminação da informação sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Biografia do Autor

Mônica de Caldas Rosa dos Anjos, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Nutrição, Curitiba, Paraná, Brasil.

Scholar Google

Facebook

Professora Adjunto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Nutrição, especialização na Moderna gestão Empresarial, mestrado em Ciência dos Alimentos e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Educadora voluntária na Escola Latino Americana de Agroecologia - Lapa/PR. O foco de trabalho atual é nas áreas de Direito Humano à Alimentação Adequada, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Educação em saúde, Educação Popular e Educação Científica e Tecnológica.


Walter Antonio Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Mecânica, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Blog

 Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Associado III na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros possue experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico.

Adilson dos Anjos, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Estatística, Curitiba, Paraná, Brasil.

Blog

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente IV da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Planejamento de Experimentos.

Giovani Roveroto, HSBC Bank Brasil S.A., Curitiba, Paraná, Brasil.

Graduando em Bacharelado em Estatística na Universidade Federal do Paraná - UFPR, com ênfase em Probabilidade e Estatística.

Downloads

Publicado

31-03-2015

Como Citar

Anjos, M. de C. R. dos, Bazzo, W. A., Anjos, A. dos, Roveroto, G., & Witkoski, J. D. (2015). A análise de redes sociais como ferramenta para o mapeamento de relações entre atores sociais de um projeto de extensão universitária. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.628

Edição

Seção

Artigos originais