O bibliotecário como gestor do conhecimento: o caso dos repositórios
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.636Palavras-chave:
Acesso à informação, Acesso aberto, Repositórios institucionais, Inovação organizacional, Profissionais de informação, Bibliotecários, Posicionamento profissional, Sistemas de informação, Fortalecimento institucional, Gestão do conhecimentoResumo
As funções mais importantes da universidade são a formação, a investigação e a transferência de conhecimento. Nela, a informa- ção é utilizada não só no âmbito dessas funções, mas também no planeamento estratégico e na gestão. A gestão do conhecimento nas universidades realiza-se com os seguintes objetivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos inves - tigadores, de transmissão de conhecimento por parte dos professores, de aprendizagem por parte dos estudantes e de utilização do conhecimento nas atividades de gestão que apoiam os processos anteriores. As bibliotecas universitárias são confrontadas com três mudanças importantes no mundo da comunicação académica: a primeira é o aumento das publicações periódicas disponíveis, em texto integral, na internet, o que aumentou as possibilidades de acesso à informação resultante de atividades de investigação? a segunda decorre do desenvolvimento da internet que permite e promove a democratização do conhecimento? a terceira corresponde ao desenvolvimento do movimento de acesso livre ao conhecimento. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de repositórios como uma oportunidade para a alteração do posicionamento profissional dos bibliotecários nas instituições de ensino superior, tornando esse posicionamento estratégico.
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