Estudo sobre as configurações dos observatórios de mídia e observatórios de saúde no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.637Palavras-chave:
Communication, Cheers, observatories, media, Socia controlResumo
Este estudo procura analisar os observatórios de mídia e de saúde no Brasil, visando identificar como essas instâncias se configuram e se interseccionam. A partir dessas experiências, propõe uma reflexão sobre os conceitos de controle social e cidadania, além de identificar o que esses observatórios estão articulando como forma de intervenção social. Esta investigação faz parte da pesquisa referente ao estágio de pesquisadora visitante no Observatório Saúde na Mídia do Icict, Fiocruz, a qual objetiva aprofundar e qualificar a discussão teórica sobre observatórios e contribuir para a promoção do debate sobre controle social, mídia e saúde junto à sociedade. Os dados sobre os observatórios foram extraídos majoritariamente das bases de dados da Internet, principal espaço de atuação dessas instâncias. Para a realização da busca foram definidas as seguintes palavras-chave: Observatório de Mídia, Observatório de Saúde, leitura crítica da mídia, controle social, cidadania, participação popular, e seus resultados foram codificados em uma tabela com dados básicos dos observatórios. Uma das conclusões a que este estudo chegou é que os observatórios de mídia e de saúde são espaços profícuos para a construção, o fomento e a disseminação de saberes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.