Liberdade, diversidade e controle na internet
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.644Palavras-chave:
comunicação digital, liberdade comunicativa, controle das redes, cidadania digital, redesResumo
Este artigo trata da relação entre liberdade, criatividade e controle da comunicação em rede. Define a diferença entre controle técnico e controle de conteúdos. Busca demonstrar que a internet é uma rede cibernética, simultaneamente de comunicação e controle técnico, contrariando várias percepções do senso comum. Analisa a importância da rede mundial de computadores continuar funcionando sob a lógica da cultura da liberdade para assegurar a criatividade e a diversidade cultural. Após mostrar os elementos de uma mudança no ecossistema comunicacional e relatar as grandes possibilidades de colaboração e de compartilhamento de bens culturais e conhecimentos que emergem das redes, o artigo aponta as reações de segmentos das indústrias do copyright interessados em implementar uma cultura da permissão. Também indica as tentativas de introdução de um cenário que reúne controle de fluxos de informação, vigilância e criminalização de práticas corriqueiras na rede. O texto busca defender que a internet reproduz o mundo da rua.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.