Liberdade, diversidade e controle na internet

Autores

  • Sergio Amadeu da Silveira Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.644

Palavras-chave:

comunicação digital, liberdade comunicativa, controle das redes, cidadania digital, redes

Resumo

Este artigo trata da relação entre liberdade, criatividade e controle da comunicação em rede. Define a diferença entre controle técnico e controle de conteúdos. Busca demonstrar que a internet é uma rede cibernética, simultaneamente de comunicação e controle técnico, contrariando várias percepções do senso comum. Analisa a importância da rede mundial de computadores continuar funcionando sob a lógica da cultura da liberdade para assegurar a criatividade e a diversidade cultural. Após mostrar os elementos de uma mudança no ecossistema comunicacional e relatar as grandes possibilidades de colaboração e de compartilhamento de bens culturais e conhecimentos que emergem das redes, o artigo aponta as reações de segmentos das indústrias do copyright interessados em implementar uma cultura da permissão. Também indica as tentativas de introdução de um cenário que reúne controle de fluxos de informação, vigilância e criminalização de práticas corriqueiras na rede. O texto busca defender que a internet reproduz o mundo da rua.

Biografia do Autor

Sergio Amadeu da Silveira, Universidade Federal do ABC

Sociólogo e doutor em ciência política. É professor adjunto da Universidade Federal do ABC - UFABC. Foi presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É ativista do software livre.

Downloads

Como Citar

Silveira, S. A. da. (2010). Liberdade, diversidade e controle na internet. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 4(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.644