Novas tecnologias terapêuticas e a Lei de Biossegurança: a polarização do debate público sobre células-tronco embrionárias no Brasil

Autores

  • Mari Cleise Sandalowski Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Santa Maria, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.683

Palavras-chave:

Saúde, Inovação tecnológica, Deliberação, Células-tronco, Projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação

Resumo

O século XX é marcado pela manifestação de uma nova maneira de perceber o corpo humano. A consolidação da biologia molecular e celular permitiu ao indivíduo investigar as particularidades microscópicas das estruturas que formam o organismo humano, potencializando a criação das novas práticas terapêuticas, entre as quais destacam-se as pesquisas de manipulação de células-tronco. Estas tecnologias de inovação no campo da saúde, contudo, são acompanhadas por questionamentos de ordem ética e moral, visto que sua prática investigativa abre espaço para a polêmica em torno do estatuto jurídico do embrião humano. Diante desses aspectos, este artigo tem por objetivo analisar como foi conduzido o debate sobre o uso de células-tronco embrionárias no Brasil entre os anos de 2007 e 2008, a partir da interposição da Ação Direta de Inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal.

Biografia do Autor

Mari Cleise Sandalowski, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Santa Maria, Brasil.

Doutora em Sociologia pelo do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFRGS). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Profissão Médica e Novas Tecnologias Terapêuticas, atuando principalmente nas seguintes áreas de atuação: sociologia das profissões, sociologia da saúde e sociologia jurídica.

 

Downloads

Como Citar

Sandalowski, M. C. (2015). Novas tecnologias terapêuticas e a Lei de Biossegurança: a polarização do debate público sobre células-tronco embrionárias no Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.683

Edição

Seção

Ensaios