Multimídia educativa no contexto do Plano CEIBAL nas escolas rurais do Uruguai

Autores

  • Elisa Martínez Luaces Universidad de la República – Uruguai
  • Digna Hoogenboom Twente University, Holanda.
  • Mark Brul Twente University, Holanda.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v6i4.745

Palavras-chave:

Comunicação e saúde, Novas tecnologias de comunicação, Plano CEIBAL

Resumo

A experiência aqui apresentada refere-se ao tema geral das novas tecnologias e configurações sociais na área da Saúde, a partir de um projeto desenvolvido na zona rural do departamento de Salto, Uruguai, entre 2010 e 2011. Uma apresentação em vídeo do produto final deste
projeto pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=HQqaxc9VlI8.
Tomando esta experiência interdisciplinar como ponto de partida, exporemos algumas reflexões sobre o desenvolvimento de multimídia na interseção Comunicação e Saúde no momento do impacto do Plano CEIBAL nas comunidades do meio rural, os desafios que esta conjuntura nos proporciona como comunicadores quanto ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares na comunidade, e a articulação das novas tecnologias. O Projeto Salúdame foi financiado pelo Plano CEIBAL (Uruguai) e pelo National Committee for International Cooperation and Sustainable Development (The Nederlants), e conta ainda com o aval do Ministério da Saúde Pública do Uruguai (declarado “De interesse Ministerial” em agosto de 2010). A multimídia educativa Salúdame foi apresentada oficialmente pelo Plano CEIBAL em 26 de julho de 2011.


Palavras-chave: Comunicação e saúde; Novas tecnologias de comunicação; Plano CEIBAL.

Biografia do Autor

Elisa Martínez Luaces, Universidad de la República – Uruguai

Universidad de la República – Uruguai. Mestrado em Comunicação e Educação, Universidad de
la República, Uruguay

Digna Hoogenboom, Twente University, Holanda.

Twente University, Holanda. Mestrado em Psicologia da Educação e Aprendizagem, Twente  University, Holanda

Mark Brul, Twente University, Holanda.

Twente University, Holanda. Mestrado em Engenharia Biomédica, Twente University, Holanda

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Publicado

2018-02-07