Comunicação e Mediações em Saúde: Um olhar a partir do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (ICICT/Fiocruz)

Autores

  • Inesita Soares Araújo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
  • Valdir Castro Oliveira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i3.758

Palavras-chave:

Mediação, Comunicação, Comunicação e Saúde, SUS, PPGICS

Resumo

Este ensaio se propõe a discutir de que maneira o PPGICS - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde, oferecido pelo ICICT/Fundação Oswaldo Cruz, problematiza, configura e integra em seu escopo o conceito de mediação, particularmente quando associado à comunicação na saúde pública, representada pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Após uma introdução à proposta do Programa, discorre sobre as convergências e as divergências da Comunicação com a Saúde no SUS e, desenvolvendo a idéia de mediação como semiose e alteridade, discute conceitos que orientam o entendimento sobre a mediação a partir de diversos autores. Por fim, aborda mais concretamente, o modo pelo qual o Programa busca desenvolver o conceito, trazendo alguns exemplos de sua utilização em projetos de pesquisa e disciplinas ministradas.


Palavras chaves: Mediação; Comunicação; Comunicação e Saúde; SUS;PPGICS

Biografia do Autor

Inesita Soares Araújo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

PPGICS/ICICT/FIOCRUZ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação para a Saúde/ICICT/FIOCRUZ.

Valdir Castro Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação para a Saúde/ICICT/FIOCRUZ.

Como Citar

Araújo, I. S., & Oliveira, V. C. (2012). Comunicação e Mediações em Saúde: Um olhar a partir do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (ICICT/Fiocruz). Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i3.758

Edição

Seção

Ensaios