Wikipédia, democracia e eleições municipais em São Paulo: um estudo sobre as edições de verbetes durante a campanha eleitoral de 2012
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.940Palavras-chave:
Internet, Colaboração, Wikipédia, Política, Representação, EleiçõesResumo
Sabe-se que a Wikipédia é um sistema colaborativo do qual múltiplos agentes podem participar escrevendo ou editando verbetes. Não obstante, embora os princípios da enciclopédia defendam a neutralidade das informações ali publicadas, são comuns as denúncias de alterações realizadas com a finalidade de beneficiar ou prejudicar atores políticos. O objetivo deste artigo é examinar a dinâmica de edições dos verbetes relativos aos três principais candidatos que disputaram a Prefeitura de São Paulo em 2012: Celso Russomanno, Fernando Haddad e José Serra. Considera-se o intervalo entre 2008 e 2012 como referência para explorar, entre outras variáveis, os índices de page views e as tendências das edições ao longo do tempo. Concluiu-se que o acirramento da disputa, característico do período eleitoral, influencia a quantidade de acesso a tais verbetes, de modificações neles efetuadas, e a natureza da interação entre os colaboradores cadastrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.