Definição de dados essenciais para software que sinalizará condições de desospitalização para a internação no domicílio

Autores

  • Márcia Soares Evangelista Universidade de Brasília (UNB), Departamento de Enfermagem. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Valdenísia Apolinário Alencar Universidade de Brasília (UNB), Departamento de Enfermagem. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Wilson Henrique Veneziano Universidade de Brasília (UNB), Departamento de Ciência da Computação. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Emerson Fachin-Martins Universidade de Brasília (UNB), Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.944

Palavras-chave:

Serviços de assistência domiciliar, Hospitalização, Sistemas de informação, Análise de dados, Programas de computação.

Resumo

Objetivou-se aplicar formulário para identificação de dados essenciais à gestão da desospitalização com vistas na elaboração de software. Depois de revisados os documentos, um grupo de discussão propôs lista inicial de dados estruturados em formulário para definição de subgrupo de dados essenciais, cuja validade de conteúdo foi definida por profissionais da internação domiciliar no Distrito Federal. O formulário foi então concebido reunindo dois conjuntos de dados iniciais, cuja essencialidade foi definida por escolha ou qualificação. Foram considerados essenciais 15 dos 29 dados para escolha e 27 dos 45 dados para qualificação. Dados essenciais foram aqueles cuja validade de conteúdo foi definida pelos futuros usuários, que estabeleceram os requisitos iniciais para elaboração de um software. Entretanto, um dado importante (procedência) não foi considerado essencial pelo método, o que reforça a necessidade de análise qualitativa no final do processo para apropriada definição da essencialidade e dos requisitos para desenvolvimento do software.

Downloads

Publicado

08-10-2015

Como Citar

Evangelista, M. S., Alencar, V. A., Veneziano, W. H., & Fachin-Martins, E. (2015). Definição de dados essenciais para software que sinalizará condições de desospitalização para a internação no domicílio. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.944

Edição

Seção

Artigos originais