Revisão integrativa dos estudos bibliométricos em cirurgia pediátrica

Autores

  • Malena de Lima Barros Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Saúde Materno-Infantil (31003010076P0). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Juliana Gonçalves Reis Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Saúde Materno-Infantil (31003010076P0). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Administração e Faculdade de Medicina, Programa de Pós-graduação em Saúde Materno-Infantil (31003010076P0). Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.953

Palavras-chave:

Bibliometria, Cirurgia, Cirurgia pediátrica, Pediatria, Produção científica, Revisão de literatura.

Resumo

Esta revisão integrativa tem como objetivo identificar os estudos bibliométricos em cirurgia pediátrica. Na busca bibliográfica, foram utilizadas as fontes de informação: PubMed, Web of Science e Scopus. Combinaram-se os termos: Bibliometrics, citation analysis, Surgery e Pediatrics do Descritores da Ciência da Saúde (DeCS). Foram selecionados seis estudos bibliométricos sobre cirurgia pediátrica que apresentam grande relevância, considerando que as publicações científicas são marcadores importantes da atividade de produção e desenvolvimento do campo de conhecimento. Observou-se a ausência de trabalhos brasileiros utilizando a bibliometria na cirurgia pediátrica. Ressalta-se, então, a necessidade de estudos bibliométricos sobre a produção científica brasileira nos periódicos internacionais e nacionais.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Edição

Seção

Artigos de revisão