O retrato da epidemia de meningite em 1971 e 1974 nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo

Autores

  • Catarina Menezes Schneider Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
  • Michele Tavares Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Christina Musse Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.995

Palavras-chave:

Folha de S.Paulo, O Globo, Jornalismo, Ditadura, Epidemia, Meningite, Silenciamentos.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte analítico acerca da cobertura dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo sobre a epidemia de meningite que eclodiu em 1971, e atingiu seu ápice em 1974. Essa epidemia surge na época em que o Brasil vivia sob o regime ditatorial e se encontrava no pior período, conhecido como “anos de chumbo” (1968- 1972). Do ponto de vista teórico, desenvolvemos uma discussão sobre a evolução dos conceitos de “saúde”, “doença” e “epidemias”, além de fazer um breve histórico da epidemia de meningite na época. A partir da análise dos jornais, verifica-se como a doença foi comunicada e também se observa como no início ela quase não era divulgada, tendo um salto do número de publicações e uma grande exposição pelos meios de comunicação a partir de 1974.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

Schneider, C. M., Tavares, M., & Musse, C. (2015). O retrato da epidemia de meningite em 1971 e 1974 nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.995

Edição

Seção

Artigos originais