Pesquisa socialmente responsável: podemos falar de um Modo 3 de produção de conhecimento?

Autores/as

  • Jaime Jiménez Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones en Matemáticas Aplicadas y en Sistemas, Cidade do México, México

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v2i1.829

Palabras clave:

Um dos efeitos colaterais da globalização da economia é a “globalização da ciência”. Parte da produção científica parece estar ligada às necessidades dos mercados globais. Nos últimos 20 anos, surgiram pelo mundo formas alternativas de se “fazer ciência”

Resumen

Um dos efeitos colaterais da globalização da economia é a “globalização da ciência”. Parte da produção científica parece estar ligada às necessidades dos mercados globais. Nos últimos 20 anos, surgiram pelo mundo formas alternativas de se “fazer ciência” cuja característica mais importante é sua íntima relação com a solução de problemas de comunidades locais ou regionais. Esse artigo reflete sobre a experiência que está acontecendo atualmente no México, onde a pesquisa está intensamente ligada à função de aprendizagem, e está fortemente enraizada nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2008-01-31

Número

Sección

Artículos originales

Cómo citar

Pesquisa socialmente responsável: podemos falar de um Modo 3 de produção de conhecimento? (2008). RECIIS, 2(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v2i1.829