Doação de sangue: a cobertura do jornalismo local e sua contribuição para a formação da opinião pública
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.1001Palavras-chave:
Participação social, Doação de sangue, Saúde Pública, Imprensa, Opinião pública, Grounded Theory, Juiz de Fora.Resumo
Este artigo procura analisar a forma como a doação de sangue, enquanto causa de saúde pública, foi noticiada por um jornal impresso da cidade de Juiz de Fora (MG) ao longo do tempo. A caracterização das notícias permite avaliar a maneira pela qual a imprensa local contribuiu para a formação da opinião pública acerca do tema. Para analisar as publicações de três períodos históricos foi utilizada como estratégia de pesquisa a Grounded Theory. Entrevistas com profissionais de imprensa da cidade complementaram as reflexões. As constatações revelam que os textos possuem uma estrutura com recorrência de informações, sem diversificação de argumentos e de dados que possam enriquecer o debate na esfera pública e a reflexão dos cidadãos. Entre outras conclusões, observa-se o apoio irrestrito dos jornalistas à doação de sangue como pauta da imprensa, embora apresentem a percepção espontânea de que há necessidade de diversificação das abordagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.