Paródias no ensino de microbiologia: a música como ferramenta pedagógica

Autores

  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas a distância. Fortaleza, Brasil.
  • Liliane Araújo Lima Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas a distância. Fortaleza, Brasil.
  • Nayana de Jesus Oliveira Colaço Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas a distância. Fortaleza, Brasil.
  • Raenia Almeida Lima Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas a distância. Fortaleza, Brasil.
  • Tamyres Carvalho Casimiro Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas a distância. Fortaleza, Brasil.
  • Laura Helena Pinto Castro Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas a distância. Fortaleza, Brasil.
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas a distância. Fortaleza, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1079

Palavras-chave:

bactérias, paródias, ensino de microbiologia, aprendizagem, criatividade.

Resumo

Atividades lúdicas, como as paródias, são estratégias didáticas motivadoras para a aprendizagem e configuram-se como forma criativa e crítica de trabalhar o aprendizado. O presente artigo objetiva descrever o processo de construção e divulgação de paródias como instrumento facilitador para transmissão e assimilação de conteúdos microbianos, no âmbito do projeto de extensão ‘Musicalizando a Biologia’, vinculado ao Curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil. Trata-se de relato de experiência da produção de três paródias na qual foi possível estabelecer os critérios e os conteúdos, bem como a escolha de músicas populares que viriam a facilitar a fixação da melodia e da letra contendo as ideias que se queria transmitir. Os resultados indicam que a utilização dessa ferramenta pode oferecer contribuições significativas para o ensino e favorecer a aprendizagem dos conteúdos em microbiologia.

Downloads

Publicado

03-04-2017

Como Citar

Paixão, G. C., Lima, L. A., Colaço, N. de J. O., Lima, R. A., Casimiro, T. C., Castro, L. H. P., & Pantoja, L. D. M. (2017). Paródias no ensino de microbiologia: a música como ferramenta pedagógica. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 11(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1079

Edição

Seção

Relatos de experiência