A inatingível meta do intangível e as consequências sociais: do The True Cost à Moda Livre
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1110Palavras-chave:
consumo de marca, capital imaterial, valor intangível, publicidade social, comércio justo, consequências sociais.Resumo
O presente artigo pretende refletir teoricamente sobre a busca desmedida da elevação de valor de marcas de grandes empresas do segmento fast fashion em contraste com as consequências sociais geradas para a própria sociedade que consome tais marcas. A reflexão se dá a partir do que Max Weber chama de “novo espírito do capitalismo”, com base no conceito de “capital imaterial” de André Gorz e articulada ao documentário sobre a indústria da moda The True Cost. Na contrapartida do cenário da aquisição exacerbada, vale destacar o surgimento e a propagação da publicidade social como uma via alternativa que visa possibilitar o equilíbrio entre os atores da cadeia de produção a exemplo do que vem sendo chamado de comércio justo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.